quarta-feira, 17 de agosto de 2011

HONRANDO A FAMA DE CAÇADOR DE CORRUPTOS...MACEDO DENUNCIA IRREGULARIDADES

Denúncias de irregularidades no pagamento de notas fiscais em Itapetininga serão investigadas
A informação foi divulgada pelo vice-prefeito Geraldo Macedo


O Tribunal de Contas do Estado investiga se houve irregularidades no pagamento de notas ficais feito pela prefeitura de Itapetininga a empresas que prestam serviços para o Hospital Regional. A informação foi divulgada pelo vice-prefeito Geraldo Macedo.

Ele apresentou cópias de documentos que supostamente comprovariam irregularidades em notas fiscais emitidas por empresas de São Paulo que prestavam serviços ao Hospital Regional por meio do SAS, Sistema de Assistência Social e Saúde. Segundo ele, seriam empresas fantasmas localizadas num mesmo endereço na capital.

Após a denúncia, o vice-prefeito foi exonerado dos cargos de secretário interino de Saúde e secretário de Governo. Em nota, a prefeitura alegou que o motivo teria sido o anúncio da pré-candidatura por parte de Geraldo na próxima eleição.

Procurada, a diretora do Hospital Regional de Itapetininga disse que está ciente das acusações, tem conhecimento sobre a existência das notas e que esse é um procedimento administrativo legal para pagar os médicos.

De acordo com TCE, a Prefeitura de Itapetininga tem até o próximo dia 30 de agosto para apresentar novos documentos que comprovem que não houve irregularidades nos serviços prestados ao Hospital Regional da cidade. Mesmo assim, o secretário de Negócios Jurídicos de Itapetininga afirmou que já entrou com recurso e que esse prazo deve ser prorrogado por pelo menos mais trinta dias.

O vice-prefeito de Itapetininga, Geraldo Macedo, disse que foi exonerado porque tem feito denúncias irregularidades no hospital regional. Segundo ele, as denúncias são baseadas em um relatório do Tribunal de Contas do Estado.

Ele disse que tem um relatório do TCE que consta irregularidades como empresas que emitem nota ao SAS e não prestam nenhum serviço ao hospital e o SAS teria se apropriado do INSS dos funcionários.

Macedo afirmou ainda que a divulgação das denúncias, custou a exoneração dele dos cargos de secretário de Governo e secretário interino da Saúde da Prefeitura de Itapetininga. Segundo Macedo, foi uma decisão ditatorial.

A assessoria de imprensa da Prefeitura divulgou nota informando que a exoneração ocorreu porque ele confirmou que é pré-candidato a prefeito nas próximas eleições. Ainda de acordo com a nota, o prefeito Roberto Ramalho comunicou também aos outros secretários que o lançamento de candidaturas neste momento "não é compatível com o isento exercício de cargo público" .

Novos secretários
Com a exoneração de Geraldo Macedo, o médico Oswaldo Benedito Morelli assume a secretaria da Saúde a partir desta quarta-feira. Para a secretaria de Governo, foi nomeado interinamente, o secretário de Governo, José Alves de Oliveira Júnior.

Outra alteração confirmada pela assessoria de imprensa da Prefeitura é na secretaria de Trabalho e Desenvolvimento. No lugar de Geraldo Minoru Martins, que está em férias até o dia 24 deste mês, assumiu interinamente, o secretário de Planejamento, Messias Ferreira Lúcio.(FONTE TVTEM)

terça-feira, 2 de agosto de 2011

5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE FOI UM SUCESSO


Com grande participação popular, a conferência ocorrida no ultimo dia 08 no auditório do Hotel Karina, foi bastante produtiva segundo a própria Secretaria de Saúde do Município, foi o lugar onde se pode debater a saúde, tanto local, quanto nacional, e ao final foram aprovadas 28 propostas para melhoria do sistema de saúde, essas serão encaminhadas para a conferência Regional em Sorocaba-SP, que antecede as Conferências Estaduais e a Nacional. Participaram da solenidade de abertura do evento o Sr. Roberto Ramalho Tavares Prefeito Municipal, o Deputado Federal Guilherme Mussi, o vereador Fuad Isaac e o Vice-Prefeito e Secretário de Saúde Geraldo Miguel de Macedo, que foi também quem conduziu toda a conferência.

A Secretaria Municipal de Saúde na preparação da 5ª Conferência organizou e realizou no mês de Junho de 2011, quatorze Pré-Conferências com o tema “Você Utiliza o SUS – Participe”, sempre tendo a frente o Sec. de Saúde Geraldo Macedo, que participava pessoalmente desses encontros. Essas Pré-Conferências contemplaram todas as regiões da cidade, inclusive a zona rural e os Distritos. Macedo frisou a importância desses encontros com a população, “Essas Pré-Conferências foram extremamente importante, pois, a população que vivencia o cotidiano da saúde no município pode se manifestar, com muita propriedade, já que conhecem tal realidade, e nós pudemos ouvir tantos as criticas, quanto às sugestões”.

Muitas dessas sugestões foram levadas a 5ª conferência Municipal, que contou com a participação de 170 inscritos, onde assistiram a palestra “Política Nacional de Humanização – Como Tornar Realidade” proferida pelo Dr. Paulo de Tarso Abraão, Coordenador Nacional de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, depois foram criados 04 eixos temáticos para discussão e elaboração de propostas. Os temas eram “Acesso e Acolhimento com Qualidade”; “Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da Integralidade, Universalidade e Equidade”; “Participação da Comunidade e Controle social”; “Gestão do SUS”.

Após muita discussão surgiram varias propostas que foram colocadas em plenária para votação, no total foram aprovadas 28 propostas, como por exemplo a necessidade urgente de uma ouvidoria (caixa de reclamações - abertura da caixa na reunião mensal do Conselho Gestor), Capacitação e Acolhimento do Funcionário (motivação vinculada ao salário plano de cargos e salários), Regulamentação da EMENDA constitucional 29, sem aumento de tributos e uma das mais importantes para a cidade de Itapetininga, a Estadualização e/ou Federalização do Hospital Regional de Itapetininga, com participação do Estado no financiamento de forma retroativa até a sua concretização, as outras propostas você pode encontrar na Secretaria de Saúde de Itapetininga.

Ao final da 5ª Conferência Municipal de Saúde de Itapetininga também foram escolhidos as 24 pessoas que representarão Itapetininga na Conferência Regional em Sorocaba-SP no próximo dia 27, estes representantes são formados por usuários, trabalhadores e gestores da Saúde de Itapetininga.

No encerramento o Secretário Geraldo Macedo deixou claro sua satisfação pela 5ª Conferência ter sido bastante produtiva e lembrou que algumas das propostas do relatório final, poderão ser discutidas e levadas a Conferência Estadual e Nacional de Saúde, podendo até virar lei e ajudar no processo de construção do SUS, e da universalização da saúde de qualidade no nosso País. Quanto a alguns problemas de ordem local e que não necessitem de grandes investimentos, o Sec. disse que irá tentar resolver o mais breve possível.